topblog

domingo, 14 de junho de 2009

PROMETEU

OBRA DE BONDEZAN-( PROMETEU )
Tecnic- Coal-screen on paper

Clik Here
Clik Aqui
http://www.youtube.com/watch?v=7dwP8Q1I9Vs

Prometeu

The text refers to Prometheus, god of Greek .The German romantic poet Goethe, wrote stanzas 8, speaking of Prometheus, the god who created man.

Goethe describes an extraordinary man, who refuses to honor gods or be under submission to someone. From Prometheus then became known as an important figure in Romanticism. By denying the divine submission, and to create a character ready to live in freedom without repression.
HISTÓRIA DE PROMETEU(Deus da Mitologia Grega)

Diz a Mitologia Grega que Prometeu foi quem criou o homem na terra, a partir da Àgua e da Terra, misturou os dois e criou o homem, a imagem e semelhança dos Deuses.
Porem faltava dar vida aquele boneco. Epimeteu irmão de Prometeu, havia sido designado para criar os animais, dar vida a eles, coragem, dentes afiados e etc...., como o homem foi criado por último o estoque das qualidades estavam no fim, então prometeu buscou qualidades nas almas dos animais, qualidades ,boas e más, como: coragem, bondade, humildade e foi colocando dentro do peito do homem, uma a uma.O Homem adquiriu vida.
Mas faltava algo para que o homem ganhasse vida real, faltava-lhe o sopro divino, porem Prometeu tinha uma amiga entre os deuse, Atená,(Deusa da Sabedoria), esta admirou a obra e insuflou um espirito, e os seres humanos passaram a caminhar sobre a terra.
Porem caminhavam sem nehum conhecimento, olhavavam o azul do céu , mas não sentiam sua beleza, escutavam o canto dos passaros , mas não percebiam a harmonia daquele canto. Moravam em cavernas , fundas e escuras, foi quando Prometeu, sentindo compaixão por eles, desceu na terra para ensina-los a cantar, a escrever , ensinou-os a navegar, a fazer unguentos para suas feridas, ensinou-os a se defender e a atacar. Ensinou-lhes também as profecias. Por fim, roubou uma centelha de fogo celeste e trouxe a terra e ensinou o homem a usar o fogo em seu próprio beneficio.
Porem Zeus , sentiu-se irado ao ver que o brilho que vinha da terra era do fogo, e sem poder tirar este conhecimento do homem, que a partir do fogo começou a sentir como um novo deus, sem mais respeitar seu semelhante ou cuidar da terra que lhe havia sido presenteada, resolveu castigar o ladrão e o beneficiado e entregou Prometeu a Hefesto, seu filho e a seus seguidores, Kratós e Bia (o Poder e a Violência). Estes levam-no para o deserto de Cítia e lá, prendem-no com correntes inquebráveis à uma parede de um penhasco na montanha caucasiana. E Prometeu preso à rocha, de pé, sem poder dormir e incapaz de dobrar os joelhos fatigados tinha seu fígado devorado diariamente por uma águia. Mas, como êle era imortal, suas vísceras refaziam-se à noite sendo dilacerado novamente no dia seguinte. Sua tortura deveria durar para toda a eternidade pois as decisões de Zeus eram irrevogáveis e êle havia profetizado que seu sofrimento só terminaria quando um homem puro e de bom coração morresse em seu lugar.
Hércules passou por ali e viu o exato momento em que a ave divina destroçava o fígado de Prometeu. Não pensou duas vezes e lançou sobre ela uma flecha veloz e mortal. Depois o libertou das pesadas correntes.

O poeta romântico alemão Goethe escreveu um pequeno poema de 8 estrofes sobre a lenda de Prometeu intitulado de Prometheus (1774


Encobre o teu Céu ó Zeus
com nebuloso véu e,
semelhante ao jovem
que gosta de recolher cardos
retira-tepara os altos do carvalho ereto
Mas deixa que eu desfrute a Terra,
que é minha,
tanto quanto esta cabana que habito
e que não é obra tua
e também minha lareira que,
quando arde,
sua labareda me doura.
Tu me invejas!(...)
Eu honrar a ti? Por quê?
Livraste a carga do abatido?
Enxugaste por acaso a lágrima do triste?(...)
Por acaso imaginaste,
num delírio,
que eu iria odiar a vida
e retirar-me para o ermo
por alguns dos meus sonhos
se haverem frustrado?
Pois não: aqui me tens
e homens farei segundo minha própria imagem:
homens que logo serão meus iguais
que irão padecer e chorar,
gozar e sofrer
e, mesmo que forem parias,
não se renderão a ti como eu fiz"

Goethe descreve um homem extraordinário, que se nega a venerar deuses ou estar sob submissão de alguém. A partir de então Prometeu ficou conhecido como uma importante figura no Romantismo. Pela negação à submissão divina, e por criar um personagem pronto para viver em liberdade sem nenhuma repressão,

10 comentários:

  1. Adorei este seu post
    obrigado amigo por suas lindas palavras deixadas no meu blog

    "Na nossa vida devemos dar carinho e amor

    para aquelas pessoas especiais,

    Tais como você que é a pessoa mais especial minha vida."

    Um beijo e uma boa semana

    ResponderExcluir
  2. What a magnificent thing mythology!
    Many great writers have recounted the myth of Prometheus...without doubt it is a very fascinating story!
    As Fascinating as you new painting my dear!!!
    ^_^

    ResponderExcluir
  3. Princesa,
    Te observo ao redor do castelo onde te encontras.
    Voce brilha com a luz do sol.
    Beijos
    Boa Semana

    ResponderExcluir
  4. Gue,
    You are always very special,
    You always have something in common,for me
    Now is the taste for Greek mythology!
    Ti abbraccio forte,tesoro!
    Bacio per voi.
    Buona setimana.

    ResponderExcluir
  5. Que belo presente vc nos oferta com tão genial postagem ... Belo vídeo, bela aula de mitologia, bela imagem, e bela a sua imensa sensibilidade, amigo !!
    Beijos
    Helô

    ResponderExcluir
  6. he quedado llena de la belleza de tu post....gracias amigo...felicitaciones.

    ResponderExcluir
  7. Querido bondearte me encanta todo el blog y siempre tus palabras y el cariño que pones en ellas,si e haces un favor ya no tengo el blog del trueque y te puedes poner en mi blog principal el escondite de vickyya que si no te tengo que localizar por otros medios.Con cariño Vicky

    ResponderExcluir
  8. Malurissatto
    Muito significativo e expressivo.Não importa a quem veneramos o que realmente importa é ser sempre muito humano e ter amor no coração.
    Linda abordagem de cultura.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Mi querido bonearte solo he pasado a saludarte y decirte que no he podido entrar el blog ya que mi aparato ha estado estropeado

    ResponderExcluir
  10. darte las gracias por siempre estar ahi,mi blog me lo ha borrado la misma persona que se ofrecio a hacerlo,ya que te hicistes seguidor de mi trueque paguina que me quitaron tambien con todos mis seguidores me gustaria entraras a la casita de las servilletas,blog trueque veras como estas de seguidor de alguien que no te hicistes,.Borra este comentario al leerlo y pronto sacare fuerza con mi blog de nuevo ya que temiendo esto hice que me lo guardaran en un disco duro solo espero que llegueMi correo es arabia_001@hotmail.com.Con cariño Vicky.

    ResponderExcluir