topblog

sábado, 6 de julho de 2013

A L F O R R I A(emancipation)

A Carta de Alforria era um documento cedido a um escravo por seu proprietário. Era um tipo de “atestado” de liberdade em que o proprietário abdicava dos seus direitos de posse sobre o escravo. Este último, após a Alforria, era chamado “negro forro”. O nome “Alforria” não era usado somente no Brasil, mas em todas as colônias portuguesas que adotaram o regime escravista. Ele vem do árabe, em que a expressão pronunciada como “Al Horria” quer dizer “A Liberdade”.

6 comentários:

  1. Boa noite!
    Parabéns...
    Maravilhoso.
    Abraços
    Sinval

    ResponderExcluir
  2. yo ya le he dicho a mi hijo que pienso cuidarlo hasta su 18 cumpleaños, día en que a parte de la tarta le pienso poner la maleta en la puerta... jajajaja

    ResponderExcluir
  3. nao sei que quer dizer alforria, mas gostei da pintura!!!
    abraco!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Myra uma breve explicação sobre o tema Alforria

      A Carta de Alforria era um documento cedido a um escravo por seu proprietário. Era um tipo de “atestado” de liberdade em que o proprietário abdicava dos seus direitos de posse sobre o escravo. Este último, após a Alforria, era chamado “negro forro”.
      beijos

      O nome “Alforria” não era usado somente no Brasil, mas em todas as colônias portuguesas que adotaram o regime escravista. Ele vem do árabe, em que a expressão pronunciada como “Al Horria” quer dizer “A Liberdade”.

      Excluir
  4. Habrá palabra más bella para un esclavo que "Libertad"? No conocía el término "Alforria", hoy además de admirar tu arte he aprendido algo más. Gracias Maestro.

    Muitos beijinhos prá vocé y bom semana.

    REM

    ResponderExcluir
  5. amigo mais uma excelente pintura e a explicação sobre a
    palavra escravo, qu muito apreciei. Infelizmente hoje há
    ainda muita escravatura, até nas sociedades ditas democráticas.
    Um bj.
    Irene Alves

    ResponderExcluir